Clique na Figura para abrir o site do anunciante
Clique na Figura para abrir o site do anunciante
Clique na Figura para abrir o site do anunciante
Clique na Figura para abrir o site do anunciante
Clique na Figura para abrir o site do anunciante
Clique na Figura para abrir o site do anunciante
Clique na Figura para abrir o site do anunciante
Clique na Figura para abrir o site do anunciante
Clique na Figura para abrir o site do anunciante
Clique na Figura para abrir o site do anunciante
Clique na Figura para abrir o site do anunciante
Clique na Figura para abrir o site do anunciante
Clique na Figura para abrir o site do anunciante
Clique na Figura para abrir o site do anunciante
Clique na Figura para abrir o site do anunciante
Clique na Figura para abrir o site do anunciante

Praias, Balneários e Baías

Compartilhe esta página na sua rede: 

 

Guaratuba

Praia Central

 

 

Localização:  Final da Av. 29 de Abril e começo da Av. Curitiba. Praia freqüentada principalmente pelo público jovem.

Praia de Caieiras

 

 

Localização: Entre ponta do Jonsher e a praia das Pedras. Local de águas calmas, boa para banho e pesca. Neste bairro a maioria dos moradores são pescadores nativos.

Praia das Pedras

 

Localização: Entre a praia de Caieiras e a praia do Prosdócimo. Própria para banho e pesca de arremesso. Nesta praia está o Vapor São Paulo (veja foto abaixo), que naufragou em 26 de novembro de 1868.

  

Prainha

 

Localização: Faz divisa com o município de Matinhos com Guaratuba, entre Caiobá e o Porto de Passagem. Praia tranqüila própria para descanso e a prática de pesca de arremesso.

Praia do Cristo

 

 

Localização: Final da Av. Atlântica. Praia muito freqüentada durante o verão. Nela se encontra o Morro do Brejatuba, mais conhecido como Morro do Cristo, o atrativo mais visitado do município.

Praia dos Turcos

 

Localização: Entre a praia central e a praia do Cristo. Local onde são realizadas várias atividades esportivas e de lazer durante o verão.

Praia do Brejatuba

 

Localização: Ao sul, após o Morro do Cristo. Próprias para a prática do surf e pesca de molinete, também conhecida como praia dos surfistas.

Praia de Coroados

 

Localização: Entrada da cidade na cabeceira da Rodovia Máximo Jamur (Garuva/Guaratuba).
Acesso: Trevo de Coroados - 8 km do centro da cidade.

Barra do Saí

Localização: Faz divisa com o município de Itapoá/SC. Local aprazível de rara beleza, ótima para banho, pesca e um bom descanso, tranqüilo e sossegado.

 

 

Baía de Guaratuba

 

A baía de Guaratuba é um estuário encaixado na planície costeira do litoral do Paraná.

Está localizada no litoral sul do estado (25o 51.80’S, 48o 38.20’W). A baía tem uma área de 48,57 km2.

A colonização da região adjacente deu-se no século XVIII partindo de uma proposta estratégica. Em 1765, foi ordenado formar na Baía de Guaratuba um povoado com 200 casais, cuja Ordenança de Paranaguá seria encarregada de delimitar as terras e instrumentos necessários para a implantação da agricultura naquele local. Em 1771, foi criada a Vila São Luiz de Guaratuba. A preocupação de ocupar algum lugar mais ao sul de Paranaguá devia-se ao fato de que os espanhóis pretendiam invadir este trecho da costa, tendo ocorrido uma invasão na Ilha de Santa Catarina em 1777, com sua expulsão no mesmo ano (Vieira dos Santos - Historiador, 1850).

Na área a montante da baía ocorre a agricultura intensiva através do cultivo de banana com alta tecnologia de produção.

Na área montanhosa ao norte do estuário há uma baixa população com baixo crescimento populacional, diferente das bacias hidrográficas do sul, que possuem média/alta densidade populacional e acusando ainda um alto crescimento.

Na plataforma adjacente ocorre a pesca empresarial de mercado, resumida aos arrastos de camarão, marcados pela mais alta intensidade tecnológica pesqueira do litoral paranaense.

Mas é a desembocadura da Baía que vem sofrendo nas últimas 3 décadas forte pressão urbana através do centro urbano de Guaratuba que utiliza a vocação turística como forte meio de renda, já que as praias e a própria baía oferecem boas opções de lazer e recreação.

A Baía de Guaratuba é a segunda maior do estado e uma das mais belas do mundo. Ilhas, mangues, vegetação típica e rios, fazem parte dessa exuberante paisagem da natureza.

Era pela baía, o único acesso que a comunidade dispunha para chegar à “Vila”, no começo da colonização.

Vários pontos de pescaria fazem à alegria de milhares de pescadores que vêm à Guaratuba durante o ano todo, motivados pela beleza do local e pelo prazer de uma boa pescaria junto a esse paraíso.

Além da pesca, pratica-se o esqui, vela, e wind-surf.

Vários passeios pela baía são oferecidos durante o ano todo, com vários roteiros e tipos de embarcações.

Ao longo de sua orla, várias marinas, bem estruturadas, recebem os turistas que viajam pelo mar.

 

Matinhos

Vários balneários compõem o Município de Matinhos, entre eles encontram-se: Corais, Jussara, Gaivotas, Iracema, Guacyara, Currais, Ipacaraí, Betaras, Solimar, Marajó, Saint Etiene, Florida, Rivieira I e II, Flamingo, além da praia de Matinhos, situada na própria sede do município, com águas agitadas e pouco profundas e escassez de vegetação.

A beira-mar localiza-se um mirante, construído sobre uma formação rochosa do qual se tem uma visão panorâmica do aglomerado urbano de Matinhos e de todas as praias de balneários do norte do município.

 

Caiobá

O Balneário de Caiobá é o maior e o mais requintado de todos, divide-se em:
- Praia Brava: situa-se numa enseada com águas rasas e um pouco agitada. Nela são realizados campeonatos de Surf.
- Praia Mansa: localizada na estrada da baia de Guaratuba, com águas bastantes calmase pouco profundas. Dela atinge-se a Praia Bela ou Prainha do Farol da Ilha das Tartarugas.

 

Itapoá

O município de Itapoá possui uma extensão de 32 km de praias, que compõem os seguintes balneários:

- Barra do Saí;
- Itapema do Norte;
- Itapoá;
- Pontal do Norte;
- Figueira do Pontal.

Barra do Saí

Praia de mar aberto, própria para a prática de surfe e pesca. Local escolhido pelos pescadores para a realização da Gincana de Pesca de Arremesso.

Ponta da Barra

Situada no final da Barra do Saí, possui praia de mar aberto, sendo cortada pelo rio Saí-Mirim, que abriga as embarcações dos pescadores. O rio corta a praia, separando a vila dos pescadores da área de mangue e de outra, quase deserta, onde se encontra a pequena ilha Saí-Guaçu, rica em mariscos.

Neste balneário também está localizado o rio Saí-Guaçu, que faz divisa com o Estado do Paraná.

Estes dois rios são os maiores do município e delimitam uma área virgem rica em fauna e flora (incluindo os manguezais).

Itapema do Norte

Praia de mar aberto e areias brancas, este é o balneário mais freqüentado e, em conseqüência, é a localidade de maior fluxo comercial, inclusive de pescadores.

Baía dos Pescadores

Belíssima praia, é considerada pelos turistas como uma das melhores áreas para banho, devido à formação de piscinas naturais. Nesta praia, localizam-se as três grandes pedras, denominadas:

- Primeira Pedra, onde está localizada a Vila dos Pescadores;
- Pedra do meio ou Segunda Pedra;
- Terceira Pedra ou Pedra dos Surfistas.

Também em frente à Baía dos Pescadores, localiza-se a Ilha de Itapeva. Formada de pedras, possui em um de seus lados um lago natural de águas cristalinas, formado pelas marés, cenário ideal para a prática do mergulho profissional.

Pontal do Norte

Região tranqüila, muito procurada para pesca. É o local onde está situado o Farol, construído em 1948 e um dos pontos turísticos do município. Geograficamente, nesta localidade forma-se a Baía da Babitonga, onde são praticadas várias modalidades esportivas, como wind-surf, veleiros, jet-ski, banana-boat, bateras, entre outras.

Figueira do Pontal

Extensão da Baía da Babitonga, é um local de beleza ímpar. A praia é banhada pelo canal, onde observam-se os navios que atracam no Porto de São Francisco do Sul, do outro lado da baía. Entre suas paisagens, é marcante a presença dos manguezais.

É uma praia calma, com poucas residências de veraneio. Nesta localidade encontra-se situado o trapiche. É também uma área apropriada para a prática de wind-surf, veleiros, entre outros.

Entre as localidades de Pontal do Norte e Figueira do Pontal encontra-se a área destinada à instalação do futuro complexo portuário, pois é onde se encontra o melhor calado natural.